Vídeos

Artêmias Salinas

Artêmia ovos para incubação

Eclodindo os Cistos de Artêmia

DICA: Eclodindo cistos de artêmia:

1- O índice de eclosão dos cistos é extremamente dependente da temperatura e salinidade e os cistos hidratados devem ser mantidos em condições rigorosamente controlados para se obter o número máximo nauplios dentro de um período bem definido. Para tal você deve estabelecer as seguintes condições: - a temperatura deverá ser mantida a 28°C; - a salinidade de 35%, densidade máxima 10g/l; - tempo de incubação de 24 a 36hs; - carboy com forma adequada que evite sedimentação dos ovos.
2- Os cistos deveram ser mantidos em suspensão através de aeração suficiente, que não permita sua deposição no fundo do recipiente. Os cistos que acumulam no fundo ficam expostos a condições anaeróbicas e não eclodem.
3- Os cistos após a imersão devem ser iluminados por período de 10 minutos, para dar "partida" nas atividades metabólicas.
4- A densidade máxima de cistos para uma eficiência máxima de eclosão situa-se em 10 g/l. A utilização dessa técnica nos permite alcançar uma percentagem de 95%, o que significa uma coleta de aproximadamente 2x10^6 naúplios por litro.